INSTITUCIONAL

WhatsApp Image 2022-02-09 at 21.16.23.jpeg

O Instituto Floriano Peçanha dos Santos é uma associação sem fins lucrativos, fundada em agosto de 2015, que após 6 anos de maturidade e atuação, têm hoje como missão, minimizar a desigualdade social por meio de atividades socioculturais, oportunizando acesso a proteção social, apoio socioemocional e suporte a aprendizagem, para a superação de vulnerabilidades, fortalecimento de vínculos e promoção da cidadania.

Hoje o IFPS desenvolve o Metodologia SuperAções na unidade de atendimento:

 

Centro Sociocultural Lectícia Fonseca (CSLF), no Bairro do Engenho Novo, onde atende famílias com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos, com foco em potencializar o desenvolvimento integral dos indivíduos.

Fortalecer a disseminação da Cultura da Paz junto a populações empobrecidas, por intermédio de ações socioeducativas e culturais, que as empoderem para realizar mudanças positivas em sua realidade.

20181215%20Festa%20de%20Natal%20077_edit

MISSÃO

Minimizar a desigualdade social por meio de atividades socioculturais, oportunizando acesso a proteção social, apoio socioemocional e suporte a aprendizagem, para a superação de vulnerabilidades, fortalecimento de vínculos e promoção da cidadania.

MISSÃO
DSC_0470%20-%20Copia_edited.jpg

VISÃO

Em 3 anos, 70% dos indivíduos com potencial de superar as vulnerabilidades com protagonismo, autonomia

e segurança.

DSC_0104.jpg
VALORES

VALORES

 

TRANSPARÊNCIA comunicação aberta e honesta.

EQUIDADE garantir um julgamento justo no que tange a garantia de direitos.

COOPERAÇÃO ter ação conjunta e ser comprometido para o alcance dos objetivos.
LIBERDADE DE EXPRESSÃO estimular o senso crítico e direito de qualquer um manifestar livremente opiniões, ideias e pensamentos.
ACOLHIMENTO ser ponto de segurança, apoio, escuta e aprendizado, gerando pertencimento à equipe e comunidade.

CONSCIÊNCIA SOCIAL provocar reconhecimento de cada indivíduo sobre o seu papel nas esferas sociais, para entender as especificidades e dificuldades da sociedade em geral.

CULTURA DE PAZ induzir mudanças de comportamento que possibilitam prevenção à violência, seja manifestação direta ou estrutural.

RESPEITO  reconhecer a identidade de cada uma e cada um, compreendendo integralmente os processos de formações pessoais, sociais e culturais.

AUTONOMIA estimular a capacidade de autogerenciamento consciente e íntegro, de modo individual e coletivo.

NOSSA HISTÓRIA

1995

O Instituto Floriano Peçanha dos Santos (IFPS) tem como seu alicerce as ações filantrópicas do empresário Floriano Peçanha dos Santos que durante a sua vida apoiou diversas entidades e projetos sociais, tais como Ação Comunitária do Brasil, PROMATRE, Instituição das Cegas Helen Keller entre outras.

 

Em 1995, torna-se cofundador, junto do Sr. Sergio Pacheco dos Santos, da então hoje extinta Creche Tio Beto situada em Pedra de Guaratiba, posteriormente intitulada Centro Socioeducacional Roberto Campanella – CSRC.

CRECHE TIO BETO.jpg

O trabalho socioeducativo e cultural, voltado a crianças, adolescentes e suas famílias oriundas de comunidades empobrecidas, tornou-se referência para a localidade de Pedra de Guaratiba, demandando a diversificação dos projetos oferecidos e a constituição de um quadro de colaboradores que pudessem orientar e acompanhar a gestão administrativo-financeira, além de mobilizar recursos abrindo caminho para a sustentabilidade da Instituição.

2015

Com o amadurecimento profissional adquirido através da experiência de 22 anos em gestão de projetos sociais e no surgimento de novas reivindicações de apoio institucional, IFPS foi fundado como uma associação sem fins lucrativos em 28 de agosto de 2015 e formalizado em janeiro de 2016.

2016

Nesse mesmo ano, com o objetivo de ampliar a atuação junto a populações empobrecidas, o IFPS ultrapassou os limites da zona oeste da cidade e abraçou o Centro Sociocultural Lectícia Fonseca (CSLF), localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro. As duas áreas sofrem com falta de assistência básica e a violência sempre presente.

2020

O IFPS recebeu o Selo de Direitos Humanos 1ª Edição 2020, uma certificação promovida pela Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos - SUBDH RIO, em reconhecimento pela "Atuação do Centro Sociocultural Lectícia Fonseca - CSLF frente aos efeitos socioeconômicos da pandemia".

2021

Após 6 anos de trabalho, temos a satisfação de continuar a ser um ponto de referência para as crianças, adolescentes e suas famílias e iniciar um novo caminho com o desenvolvimento de uma metodologia própria que trará ainda mais impacto: a metodologia SuperAções, com o objetivo de potencializar o desenvolvimento integral dos indivíduos, para minimizar a desigualdade social, superando as vulnerabilidades e transformando histórias através do seu protagonismo, apoiada em quatro (04) pilares de desenvolvimento: Aprendizagem, Cultura, Proteção Social e Psicossocial.

HOJE

Hoje proporcionamos a crianças e adolescentes a oportunidade de serem livres para brincar, aprender e lutar por um futuro melhor.

 

Já conquistamos o reconhecimento externo com as primeiras conquistas em 2020 e 2021, entre eles: o Selo de Direitos Humanos 2020 (Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos); a Certificação Internacional de Transparência e Gestão (Phomenta); o Prêmio Fundação Salvador Arena (Programa Acelera Social); e a Certificação como Entidade Beneficente de Assistência Social - CEBAS (Governo Federal).

Inauguração Tio Beto 1995.jpg

Sr. Sergio Pacheco, Sr. Floriano Peçanha dos Santos e Sra. Renata Maria Campanella Beczkowski na construção da Creche Tio Beto em 1995.