INSTITUCIONAL

O Instituto Floriano Peçanha dos Santos (IFPS) é criado em 2015 por um grupo de pessoas que atuam há mais de 18 anos no Terceiro Setor. Iniciaram suas ações com um Creche em Pedra de Guaratiba, cujo trabalho socioeducativo e cultural tornou-se referência local. Atualmente desenvolve projetos socioculturais e esportivos com crianças e adolescentes oriundas de comunidades empobrecidas. Com esses projetos visa interromper o ciclo de violência a qual essas crianças estão sujeitas.

Fortalecer a disseminação da Cultura da Paz junto a populações empobrecidas, por intermédio de ações socioeducativas e culturais, que as empoderem para realizar mudanças positivas em sua realidade.

20181215%20Festa%20de%20Natal%20077_edit

MISSÃO

Fortalecer a disseminação da Cultura da Paz junto a populações empobrecidas, por intermédio de ações socioeducativas e culturais, que as empoderem para realizar mudanças positivas em sua realidade.

MISSÃO
DSC_0470%20-%20Copia_edited.jpg
VISÃO

VISÃO

Manter o reconhecimento da atuação na área social e cultural e buscar ser referência junto as famílias nas práticas da não-violência.

DSC_0067.JPG
VALORES

VALORES

TRANSPARÊNCIA: Comunicação aberta e honesta.

RESPEITO: Reconhecimento do valor próprio e dos direitos dos indivíduos e da sociedade.

EQUIDADE: Garantir um julgamento justo no que tange à igualdade de direitos.

COOPERAÇÃO: Ter ação conjunta e ser comprometido para alcance de objetivos.

CONSCIÊNCIA SOCIAL: Reconhecer a diversidade e necessidades que as pessoas tem dentro da sua comunidade.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: Estimular o senso crítico e o direito de qualquer um manifestar, livremente, opiniões, ideias e pensamentos.

NOSSA HISTÓRIA

1995

O Instituto Floriano Peçanha dos Santos (IFPS) tem como seu alicerce as ações filantrópicas do empresário Floriano Peçanha dos Santos que durante a sua vida apoiou diversas entidades e projetos sociais, tais como Ação Comunitária do Brasil, PROMATRE, Instituição das Cegas Helen Keller entre outras.

 

Em 1995, torna-se cofundador, junto do Sr. Sergio Pacheco dos Santos, da então hoje extinta Creche Tio Beto situada em Pedra de Guaratiba, posteriormente intitulada Centro Socioeducacional Roberto Campanella – CSRC.

FLORIANO E SERGIO.jpg

Sr. Floriano Peçanha dos Santos e Sr. Sergio Pacheco na construção da Creche Tio Beto em 1995.

CRECHE TIO BETO.jpg

O trabalho socioeducativo e cultural, voltado a crianças, adolescentes e suas famílias oriundas de comunidades empobrecidas, tornou-se referência para a localidade de Pedra de Guaratiba, demandando a diversificação dos projetos oferecidos e a constituição de um quadro de colaboradores que pudessem orientar e acompanhar a gestão administrativo-financeira, além de mobilizar recursos abrindo caminho para a sustentabilidade da Instituição.

2015

Com o amadurecimento profissional adquirido através da experiência de 22 anos em gestão de projetos sociais e no surgimento de novas reivindicações de apoio institucional, IFPS foi fundado como uma associação sem fins lucrativos em 28 de agosto de 2015 e formalizado em janeiro de 2016.

2016

Nesse mesmo ano, com o objetivo de ampliar a atuação junto a populações empobrecidas, o IFPS ultrapassou os limites da zona oeste da cidade e abraçou o Centro Sociocultural Lectícia Fonseca (CSLF), localizado no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro. As duas áreas sofrem com falta de assistência básica e a violência sempre presente.

HOJE

Hoje proporcionamos a mais de 100 crianças e adolescentes a oportunidade de serem livres para brincar, aprender e lutar por um futuro melhor.