Pesquisa mostra o perfil socioeconômico das famílias atendidas no IFPS
- Equipe IFPS
- 12 de abr. de 2024
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de jul. de 2024
Pesquisa Socioeconômica mostra realidade das famílias atendidas pelo IFPS - Instituto Floriano Peçanha dos Santos.
Realizamos pesquisa socioeconômica para entender melhor a realidade das famílias atendidas pelo projeto AlimentAção do Instituto Floriano Peçanha dos Santos (IFPS). Os resultados forneceram insights importantes sobre a situação socioeconômica dessas famílias em meio à desigualdade social que assola o Rio de Janeiro.

As 400 famílias cadastradas são provenientes das favelas do entorno da Instituição: morro São João, Macacos e Encontro, no bairro do Engenho Novo.
Cada número representa uma história, uma vida que precisa de apoio e solidariedade.
Veja os dados da pesquisa socioeconômica 2024:
A pesquisa mostrou que ainda há muito a ser feito pois 100% das famílias estão em situação de renda precária, com um patamar que não permite a sua subsistência e autonomia, devido a situação de vulnerabilidade social em que se encontram.
Quando fazemos correlação a renda familiar com base no salário mínimo, 45% sobrevivem com menos de 1 salário mínimo por mês e 5% com 1 salário mínimo. Considerando a composição familiar é relevante destacar que 44% das famílias atendidas dividem sua renda entre quatro pessoas ou mais, intensificando os desafios financeiros enfrentados por esses lares.
Também perguntamos sobre o grau de insegurança alimentar: 56% declararam nunca ter passado fome, 4% afirmaram que passam no presente privação no consumo de alimentos/fome e 39% estão na incerteza quanto ao acesso a alimentos de forma recorrente. Esses números destacam a importância do nosso trabalho em fornecer apoio alimentar para aqueles que mais precisam. E mais do que isso, oferecemos também apoio de maneira abrangente.

Apesar dos desafios a pesquisa também mostrou alguns sinais positivos, como a redução de atendimento a famílias em extrema pobreza em comparação com o ano anterior: de 15% em 2023 para 9% em 2024. Isso sugere melhorias nas condições de vida das famílias e nos traz esperança em novas possibilidades.
Com base na pesquisa socioeconômica de 2024 ficou evidente que nosso projeto AlimentAção é vital para muitas famílias do Engenho Novo. Atualmente são 1343 pessoas impactadas diretamente, recebendo apoio essencial em momentos de vulnerabilidade.
Agradecemos imensamente ao Laboratório Bravet que segue conosco neste projeto e a todos os nossos apoiadores por tornarem possível nosso trabalho. Com a sua colaboração continuaremos a promover mudanças positivas e a oferecer esperança e oportunidades para as famílias que atendemos.
Conheça algumas famílias atendidas:
Diante desses resultados, reafirmamos nosso compromisso em continuar lutando contra a desigualdade social e estamos confiantes de que podemos construir um futuro mais justo e igualitário para todos. Junte-se a nós nesta missão!
Continuem acompanhando nosso trabalho e deixe seu comentário.
Seja doador e junte-se a nós nesta missão de transformação social!
Parabéns a todos pelo trabalho! Vocês estão fazendo a diferença! Parabéns BRAVET por apoiar o projeto!